Conserto de computadores

Sou formado em Desenho Industrial pela PUC–PR. Isso quer dizer, basicamente, que eu mexo com computadores. É sério, tem gente que fica putinho e “nossa design e mais q isso e tipografia e esquema de cores e tem o white space e semiotica nossa vc nao sabe o q fala e tem a bauhaus e alexandre wollner e helvetica e nossa david carson e tem q saber como lidar com pessoas etc” mas no final acaba sendo tudo sobre abrir o Photoshop e baixar uns brushes mutcho lokos ou, “mexer com computadores”.

E eu sinceramente não ligo pra isso, de verdade. Pra mim as boas histórias valem mais que os trabalhos que eu poderia fazer pra essas pessoas, ou o tempo que eu perderia tentando explicar “o valor do design” (ridículo).

Tem umas semanas que o porteiro do meu prédio me perguntou se eu lidava com computadores. Eu disse que sim. Ele disse que tinha uma moradora que estava tendo problemas e se eu podia ajudar. Eu disse que sim. Subi no apartamento da tal moradora. O que seguiu foi uma das melhores histórias.

O problema era, basicamente, que ela não conseguiu ligar o computador pois não tinha uma senha.

Vale acrescentar uma coisa: eu não entendo de computador, realmente. Não sei nem formatar e reinstalar um Windows, não sei mexer em registros nem nada. Eu só não tenho medo de computador, e gosto de ver onde essas histórias vão acabar.

Resolvi o problema usando um segredo não-revelado dos consertadores de computador: apertei o botão reset (aquele botão menor, que fica embaixo do grandão power).

(O outro segredo é: formatar. Sempre formatando resolve).

Aí depois que ela anotou isso num caderninho (“reset”), o computador religou. Levou uns 7 minutos, ela tem uns 3 anti-virus (não registrados) instalados e apareceu algo sobre um dll não ter sido reconhecido ou algo assim. E assim que apareceu o papel de parede (praia) ela “ligou a internet” (clicou no ícone do Internet Explorer). Ela queria ver se estava tudo funcionando. Depois de uns 3 minutos abriu o IE, mas não apareceu nada porque ela esqueceu que tinha que clicar no outro iconezinho (discador Brasil Telecom). 2010, ela usa internet discada. Fiquei sinceramente emocionado ao ouvir o modem discando, 2001 feelings. Perguntei porque ela não pega ADSL, aqui no prédio tem uma empresa que instala e sai baratinho.

‘Por que a senhora não pega ADSL? Tem uma empresa que instala e sai baratinho.’

‘Ih, qual é?’

‘Não sei bem, mas tem um cartaz lá na portaria.’

‘Ih será que é de um cara atarracadinho que a mulher trabalhava na TIM?’

‘Não sei de quem é, só vi o cartaz.’

‘Ah deve ser ele, não confio naquele homem, uma vez eu tava machucada e ele não segurou a porta do elevador e eu me machuquei e tive que ir pro SAMU, não confio naquele homem.’

‘Não sei quem é, sei que sai mais barato.’

‘Ah não, deve ser ele, não vou fazer.’

Ela disse que paga 80 reais eu acho, por uma internet discada.

Aí ela reabriu o IE, e demorou um tempão de novo. E ela falou:

‘Comprei esse computador há 7 anos lá em Maringá, comprei junto um laptop pro meu filho também, aquele era bom, devia ter ficado com ele, meu filho ingrato nunca mais falou comigo, mas isso é assim, filhos são assim mesmo, chega idade esquecem da mãe.’

Você deve ter notado como essa mulher reclama. Ela reclama de tudo. Reclamou de várias dores, que tem reumatismo (ou algo assim) e que não consegue ficar muito tempo em pé, e que a cadeira (banquinho) é muito desconfortável. E me contou sobre esse filho dela, e sobre um cara da loja de computadores que ela liga às vezes e que vai lá (“você quer sentar? O rapaz sempre vem aqui e senta naquele banquinho deixa eu pegar”).

Aí tudo estava funcionando direito, e ela perguntou quanto devia. Falei que nada, fiquei uns 10 minutos lá né.

Conserto computadores em troca de ideias pra posts.

19 comentários sobre “Conserto de computadores

  1. Torce pra ela dar bastante idéia, porque agora que cê ouviu as reclamações dela de graça, ela ainda vai te chamar um bocado de vezes.

  2. Vira e mexe eu tenho que prestar uma consultoria prá amiga da minha mãe. Ela é presidente da associação de professoras estaduais aposentadas, e precisa imprimir etiquetas de endereços com a mala direta dos associados. Realmente dá dó, não existe coisa mais chata do que imprimir etiquetas na porra do word e nessas impressorinhas caseiras. E como eu mexo com computador, acaba sobrando prá mim.
    às vezes fico meio exasperada, mas a verdade é que ‘mexer com computador’ ainda é coisa prá eleitos nessa terra onde menos que meia dúzia de telecons monopolizam o mercado e coloca o Brasil na lista das internets mais caras do mundo.

    1. Catia…
      Juro que queria saber onde você se inspira para escrever tais coisas… dever ser o interior mesmo….
      muito boa essa parte “mas a verdade é que ‘mexer com computador’ ainda é coisa prá eleitos nessa terra onde menos que meia dúzia de telecons monopolizam o mercado e coloca o Brasil na lista das internets mais caras do mundo.”

  3. falou tudo brother, fiz um curso de manutenção no senai pra aprender a mexe no meu pc, nunca cobrei um puto pra fazer favor pra ninguem, mas já conheci cada figura!

  4. desculpe o segundo comentario, mas conheci um dia desse o interbarney
    (não lembro aonde nem como cheguei aqui) e to botando fê nessa rede.
    a galera que posta tem um senso de humor afinado e fala o que a galera que fuça internet quer saber (bobagem do cotidiano). vida longa ao interbarney!

  5. Cool history, bro. Mas com certeza ela vai te chamar um zilhão de vezes lá, como comentaram lá em cima, tomara que ela dê boas idéias mesmo.

  6. “E assim que apareceu o papel de parede (praia) ela “ligou a internet” (clicou no ícone do Internet Explorer).”

    Hahahahaha belíssima história, me identifiquei (sou rato de computador)

  7. “Ele disse que tinha uma moradora que estava tendo problemas e se eu podia ajudar. Eu disse que sim. Subi no apartamento da tal moradora.”
    BOW CHICKA BOW WOW

Deixe um comentário

