Questão social na música de Chico Buarque

Gosto muito do Chico Buarque, meu segundo compositor brasileiro favorito. Ouço bastante, e numa dessas reparei em um detalhe curioso.

A música em questão é a popular Cotidiano, do disco Construção, de 71 e que já foi regravada por artistas de renome como Seu Jorge. A letra fala de um cara completamente de saco cheio das rotinas da vida, que sai cedo pro serviço e quando chega em casa ainda tem que aguentar uma mulher melosa. Provavelmente é o mesmo cara que, uma faixa depois se jogaria de um prédio e foderia com o tráfego. Motivo ele tinha, aguentar aquela chata fazendo a mesma coisa todo dia.

O que eu quero destacar está logo na primeira fase da música:

Todo dia ela faz
tudo sempre igual,
me sacode
às seis horas da manhã,
me sorri um sorriso pontual,
e me beija com a boca
de hortelã…

Todo dia ela diz
que é pr’eu me cuidar,
e essas coisas que diz
toda mulher.
Diz que está me esperando
pro jantar
e me beija com a boca
de café…

Repare no que essa mulherzinha faz. 6 da manhã ela já está de pé, com tudo pronto, falando um monte de besteiras que o magrão já tá cansado de ouvir e, e é aí que eu quero chegar, ela escova os dentes antes de tomar café.

Essa é a grande questão: qual o sentido em escovar os dentes antes de tomar o café da manhã? Eu não faço isso. Gosto de acordar, ligar a cafeteira e ficar assistindo a Ana Maria enquanto o café fica pronto. É assim que eu acordo bem, não quero gastar meus primeiros minutos do dia nessa chatice de higiene bucal. Prefiro aprender uma receita nova, ouvir uma piadinha do Louro.

Mas esse sou eu. E você, escova os dentes antes de tomar café da manhã? Hmmmm?

23 comentários sobre “Questão social na música de Chico Buarque

  1. Jamais, esse era um dos motivos escrotos pelo o qual meu ex namorado brigava comigo, eu la quero meu café com gosto de COLGATE?

    otimo texto.

  2. Minha mae sempre me obrigava a isso
    eu odiava, pq tomava suco de laranja e o gosto mudava terrivelmente
    sou da mesma vertente, pra q limpar o q sera sujo em seguida?
    escova depois

    abs amg

  3. O dentista sempre disse pra escovar APÓS as refeições e, a menos que você coma dormindo, o correto é escovar após o café da manhã (e eu só faço isso se eu for sair de casa pela manhã. Se não eu guardo tudo pra depois do almoço).

    Abs

  4. Se era antes ou depois do café, não me importa tanto. O detalhe está no fato dela escovar os dentes antes de *beijar* o marido.

    É porque ela não era bailarina. Bafo de manhã, só a bailarina que não tem.

  5. Assistir Ana Maria Braga não é legal. Fiz isso hoje de manhã e tinha uma mulher dizendo o quão feio é jogar um cachorro pela janela do carro em movimento. Escove os dentes quando quiser ou, sei lá, nem escove, mas Ana Maria Braga, definitivamente, não é a melhor maneira de começar o dia.

  6. Tomo um suco de laranja. Vejo a Ana com o loro já q eu adoro passarinho e franga passada. Tomo meu café pelé. Passo creme dental no bigode. Ele escova o dente –dentadura, na verdade– tipo auto-lavagem.

  7. E se ela, na realidade, estivesse chupando uma balinha? Já pensou nisso? Tb outra: se ela ia beijar ele na boca, melhor com a boca de hortelã. Imagina a música: e me beija com a boca de carniça podre.

  8. Não escovo os dentes e para estragar meu dia é ligar a televisão no programa dessa mulher. Qualquer volume da tevê, será alto o bastante para me irritar. Pela manhã, o silêncio é essencial.

  9. O certo é escovar os dente com café.
    E chupar trident de hortelã, mas depois.
    E eu acordo cedo para ver os peitão daquela mina esquisita que apresenta o Bom Dia Brasil.

  10. Eu escovo os dentes sempre antes de dormir, pra que vou escovar quando acordo? Se eu escovar muito corro o risco de perder o esmalte dos dentes!

  11. Teoria da minha mãe:
    Quando você tá dormindo os germes, bactérias, whatever se proliferam
    na sua boca. Se você acordar e comer alguma coisa ou beber sem
    escovar os dentes vai descer tudo goela abaixo.

    =D

    Na via das dúvidas, escovo.

  12. Seguindo o “LIVRO DE UM ASOGRA”, digo que é LEI escovar os dentes assim que se acorda. Quem gosta de um bom dia com bafo de onça? Quando ao programa da A.M.Braga, argt!

  13. Eu escovo, porque minha mãe sempre disse que passa barata na boca de quem não escova os dentes.
    -x-x-x-x-x-x-
    Concordo com a Graceq: “É porque ela não era bailarina. Bafo de manhã, só a bailarina que não tem.”

  14. Grande dilema de uma parte da ala masculina! Escovar os dentes.
    O que você prefere: que a mulher beije com um mega bafo de onça ou com gostinho de hortelã?
    Escovar os dentes não é somente cuidar da higiene bucal, é uma regra de boa convivência, principalmente entre casais. Ninguém merece conversar ou beijar alguém com um super bafão, ainda mais matinal.
    E outra: Vai que a tal mulherzinha chata da música também só escove os dentes depois das refeições! Talvez ela já tivesse tomado seu café antes dele, por isso estava com os dentes escovados!

Deixe um comentário

