o tipo de coisa que pode mudar a vida de uma pessoa

‘escuta, com essas máquinas aí que vocês têm, não dá pra copiar dinheiro, não?’

eu ouvi isso hoje. de uma senhorinha, que perguntou pra dona de uma gráfica onde eu tinha ido buscar um trabalho.

e como foi estranho, ouvir um adulto falando isso. porque veio com uma carga de ingenuidade e sonho tão grande, que eu me senti tão… ah, sei lá como eu me senti. pareceu que aquela senhorinha era de outro mundo. quer dizer, por um segundo, passou pela cabeça dela que ela poderia copiar aquele 1 real que ela ganhou vendendo uma bala de goma, e transforma-lo em sei lá, 23 reais. ou até 1 milhão de reais. ou até 1 trilhão de reais. é claro que isso é legal, ou seria legal, copiar dinheiro. mas eu tenho 20 anos e sei que não dá – legalmente não dá. aquela senhorinha, ali, do meu lado, que aparentava ter uns 60 e poucos anos, no ano de 2006 da era cristã, perguntou, com toda a inocência, se não era possível copiar uma nota de dinheiro.

o que é isso? esperança? é aquela coisa de “esperança é a última que morre”, eu acho. porque parece que ela já tentou de tudo – ela é velhinha, se não foi tudo, deve ter sido muita coisa que ela tentou pelo menos – e não conseguiu. então, ela vê nos jornais e nas lojas toda essa tecnologia, e pensa se não seria possível copiar dinheiro. ela cogita, passa pela cabeça dela, que essa poderia ser a solução.

essa deveria ser a solução, senhora.

Anúncios

5 comentários sobre “o tipo de coisa que pode mudar a vida de uma pessoa

  1. Sinceramente, acho que a senhora perguntou por pura ignorância mesmo, por não saber, mas daí à esperança de poder multiplicar seus dinheiros deve ter mesmo sido um pulo! tadinha :~

  2. É triste ver que o mundo avançou tanto e continua igual ao que sempre foi.As inovações, o mundo moderno ainda não chegou pro povo mais pobre.Talvez a ingenuidade seja a única forma de fugir dessa desigualdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s